Formosa do Sul participa da Semana da Transparência e Integridade do Time Brasil SC

Publicado em 19/11/2021 às 15:25 - Atualizado em 19/11/2021 às 15:25

Nos dias 23, 24 e 25 de novembro o Time Brasil de Santa Catarina, o qual Formosa do Sul faz parte, promove a Semana da Transparência e Integridade 2021. O evento será on-line e aberto para toda a população. Com o slogan “Omissão não! Faça parte da Solução”. A programação tratará palestras que abordam temas como integridade na gestão pública, governo aberto, controle social e as maneiras de engajar os mais jovens.

O evento será transmitido pelo Youtube da Controladoria-Geral do Estado. O objetivo é estimular a consciência e participação individual para a melhoria da transparência e melhor utilização dos mecanismos de controle social, além da conscientização de quem atua no serviço público.

O Time Brasil é um projeto da Controladoria Geral da União (CGU) criado para estimular a cooperação entre estados, municípios e órgãos parceiros. A iniciativa tem o objetivo de implementar ações de melhoria da gestão e do fortalecimento do combate à corrupção. Formosa do Sul aderiu ao time Brasil em julho deste ano através do setor de Controle Interno, coordenado pela servidora Ivete Ravarena.

A Semana da Transparência e Integridade é promovida conjuntamente pela CGU, CGE-SC, Tribunal de Contas do Estado e as prefeituras de Itajaí, Blumenau, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Navegantes, Biguaçu, Pomerode, Herval d´Oeste e Formosa do Sul.

Os participantes do evento podem receber certificado de participação. As inscrições devem ser feitas no link https://doity.com.br/time-brasil-sc. Para ter direito à certificação é necessário participar de pelo menos 60% das palestras e assinar as listas de presença que serão disponibilizadas diariamente durante o evento.

Formosa do Sul, através do setor de Controle Interno, está organizando ações locais para envolver a população formosense no evento. Nos dias 26 de novembro serão realizadas pequenas palestras com alunos do ensino fundamental e médio abordando temas como controle social e dinheiro público.

Confira a programação da Semana da Transparência e Integridade e eventos locais e participe.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA TRANSPARÊNCIA E INTEGRIDADE

23/11/2021 – 3º feira

14:30 – MINHA INTEGRIDADE E A INTEGRIDADE DA GESTÃO PÚBLICA

Luis Alexandre Steinbach, auditor fiscal e coordenador da Comissão de Integridade do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina.

15:45 – GOVERNO ABERTO – VOCÊ COMO PRIORIDADE PARA A GESTÃO PÚBLICA!

Amanda Faria Lima, Consultora em Governo Aberto e Cofundadora do Instituto de Governo Aberto (IGA)

24/11/2021 – 4º FEIRA

14:30 – A DESINFORMAÇÃO PÚBLICA COMO BARREIRA PARA O CONTROLE SOCIAL

Vlademir Paulino Paschoiotto, Secretário de Controle Externo do Tribunal de Contal da União em Santa Catarina.

15:45 – COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA PARA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS.

Paulo André Caminha Guimarães Filho, Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União.

25/11/2021 – 5º FEIRA

14:30 – ENGAJAMENTO DAS CRIANÇA E JOVENS NO CONTROLE SOCIAL

Carlos Renato Lauz Petiz Junior, Diretor de Integridade e Governança da Secretaria de Integridade e Governança do Governo do Estado de Santa Catarina

15:45 – COMO MANTER-SE MOTIVADONESSE PROCESSO DE CARREGAR O MUNDO NAS COSTAS E CONTINUAR COLABORANDO PARA A MELHORIA DA GESTÃO pública?

Lilian Paula Damo, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

EVENTOS LOCAIS

26/11/2021

07:30h e 13:00h – PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL – VOCÊ PAZ PARTE

Colégio Estadual Rui Barbosa – Com alunos do Ensino Médio

10:00h e 15:30h – DINHEIRO PÚBLICO – OQUE É? DE ONDE VEM? PARA ONDE VAI?

Escola Municipal Vida e Alegria – Alunos do Ensino fundamental Fase I

30/11/2021