Atendimento preventivo

Publicado em 07/10/2021 às 11:02 - Atualizado em 07/10/2021 às 11:03

As crianças estão passando por um atendimento odontológico específico.

A Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Saúde de Formosa do Sul disponibiliza atendimento odontológico às crianças que frequentam as escolas municipais. O objetivo é realizar o tratamento precoce para evitar problemas dentários nas crianças do município. Neste mês de outubro as crianças estão passando por um atendimento odontológico específico. É a aplicação de selante a fim de prevenir cáries.

A dentista responsável pelo atendimento na escola, Amanda Bregalda, explica que ideia de aplicação do selante surgiu após uma avaliação com todas as crianças. “No início do ano realizamos uma avaliação em todos os alunos que apresentou um alto índice de cárie dental não só em dentes de leite, mas a grande maioria já estava com algum dente permanente comprometido devido a cárie”, aponta a dentista.

De acordo com Amanda a idade da erupção dos dentes permanentes posteriores é seis anos de idade e às vezes isso passa despercebido pelos pais. “Quando os destes lá do fundo nascem muitos pensam que são dentes de leite e acabam não tendo o devido cuidado com eles que pode resultar mais tarde na perda desses dentes”, destaca.

O selante tem como objetivo impedir que restos de alimentos e bactérias acumulem-se no interior dos dentes favorecendo o surgimento da cárie. “O dente normalmente é cheio de fissuras e o selante vai recobrir este dente dando um aspecto liso que vai impedir que os restos de alimentos se depositem ali no interior do dente”, explica Amanda.

Além do atendimento no consultório Amanda realiza diversas outras atividades de prevenção à saúde bucal como: aplicação de flúor, trabalho de escovação supervisionada após o intervalo e realização de brincadeiras com alunos da educação infantil para aprenderem desde cedo a importância com o cuidado e a higiene bucal.