Ações alusivas ao Outubro Rosa são realizadas

Publicado em 08/10/2021 às 13:40 - Atualizado em 08/10/2021 às 13:40

Realizadas ações de promoção da saúde da mulher a fim de estimular uma vida mais saudável.

O Governo Municipal de Formosa do Sul através da Secretaria Municipal de Saúde realiza neste mês de outubro ações de promoção da saúde da mulher a fim de estimular uma vida mais saudável. A campanha Outubro Rosa tem como objetivo compartilhar informações referentes ao câncer de mama e destacar a importância da realização do exame preventivo para detecção precoce do câncer de colo de útero

No último sábado (02/10) foi realizada coleta de exames preventivos na Unidade Básica de Saúde. A ação ocorreu por meio de agendamento prévio para evitar aglomerações além de priorizar as mulheres que não tem disponibilidade de ir até a Unidade de Saúde durante a semana. Já nesta quarta-feira (06/10) um grupo com cerda de 20 mulheres foram encaminhadas a realização do exame de mamografia.

A enfermeira da Unidade Básica de Saúde, Monica Pelegrini, explica a importância destas atividades. “É um mês voltado a atenção à saúde da mulher e orientamos para que todas as mulheres procurem a Unidade Básica de Saúde para estarem realizando exame preventivo o exame clínico das mamas, dois exames muito importantes para a saúde da mulher”, destaca a enfermeira.

A mamografia é um exame de radiografia das mamas, que serve para identificar lesões ou nódulos a fim de diagnosticar precocemente o câncer de mamas. É recomendada para mulheres de 50 a 69 anos de idade a cada 2 anos.

O exame citopatológico ou preventivo é um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero que possam indicar a presença de lesões precursoras do câncer. O exame é recomendado para toda mulher que tem ou já teve vida sexual, especialmente as que têm entre 25 e 64 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.

Na Unidade de Saúde de Formosa do Sul os exames preventivos são realizados as terças e quintas-feiras sob forma de agendamento.  Já para o exame de mamografia, as mulheres devem fazer a solicitação do exame com a enfermeira Mônica na Unidade de Saúde.