Empresa nacional se instala em Formosa do Sul

Publicado em 27/05/2021 às 13:49 - Atualizado em 27/05/2021 às 13:49

O entreposto está instalado no terreno industrial na comunidade de Linha Serra Alta.
Créditos: Talita Azeredo Baixar Imagem

A partir deste dia 26 de maio passou a operar em Formosa do Sul o Grupo Resinas Brasil. O grupo é um dos maiores e mais importantes do segmento de produção e comercialização de resina de pinus. A parceria foi firmada com o Governo Municipal e o entreposto está instalado no terreno industrial público situado na comunidade de Linha Serra Alta.

O gerente nacional de compras do grupo, André Beltrame, e o gerente de compras da região sul do país, Trajano Reginato, relatam que o Grupo Resinas Brasil é uma empresa com mais de 110 anos de atuação no mercado. O Grupo foi fundado em Portugal e veio para o Brasil por volta da década de 90. Os negócios do grupo estão distribuídos nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Conta ainda com uma unidade fabril na Espanha e um escritório corporativo em Portugal. “Nós somos fabricantes de resina naturais com base na resina do pinus. Temos também um segmento alimentício que é a base da goma chiclete e ainda a linha moveleira com uma fábrica de móveis e paletes”, explica Beltrame.

O entreposto de Formosa do Sul é especificamente para compra de resina. O grupo tem a intenção de expandir os trabalhos na região principalmente com a compra de goma de pequenos produtores. “Temos uma parceria com a RCR que já nos fornece goma há muito tempo, também estamos com outros projetos junto com a RCR visando expandir a produção de goma aqui na região por isso escolhemos o município para a instalação do entreposto”, ressalta Beltrame.

Os colaboradores do Grupo RB calculam uma movimentação, neste entreposto de Formosa do Sul, em torno de 250 toneladas de goma por mês neste primeiro momento, em que o faturamento será em torno de 1,5 milhão de reais. “A intenção é chegar a produção de 500 toneladas mensal”, destaca Beltrame. Além disso a empresa já gerou quatro vagas diretas de emprego.

Trajano Reginato será o supervisor do entreposto no município e destaca a importância das parcerias na instalação da unidade. “A expectativa da gente é muito boa, o município deu um grande apoio pra nós estarmos aqui, o pessoal da RCR também deu uma grande força pra agente, então só temos a agradecer a todos pelo apoio e esperamos fortalecer ainda mais essa parceria, para que futuramente venham outras atividades do grupo pro município”, afirmou Reginato.

O prefeito Jorge Comunello, explica que a vinda desta empresa para o município se consolidou graças a parceria com a RCR Serviços Florestais que antes ocupava o espaço em que hoje se instala o Grupo RB. “A pedido da RCR que locou o espaço foi feita uma ampliação do contrato junto a prefeitura, onde a RCR cedeu o espaço para a RB e o município irá construir um novo espaço para a RCR”, destaca Comunello.

Além do Grupo Resinas Brasil, que já está em operação, a rede de laticínios Horizonte está viabilizando uma unidade no município, restando apenas a liberação de licenças para iniciar o funcionamento, utilizando a estrutura do laticínio localizado na comunidade de Linha Conte. Ambas as instalações ficam as margens da SC157, o que facilita o trabalho operacional das empresas.