Iniciados os preparativos para o ano letivo de 2021

Publicado em 19/01/2021 às 16:34 - Atualizado em 19/01/2021 às 16:34

Na manhã terça-feira toda a equipe escolar retomou as atividades.

Na manhã terça-feira toda a equipe escolar retomou as atividades para o ano letivo de 2021. A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo está organizando a retomada das aulas presenciais, com previsão de início no dia 18 de fevereiro para a Educação Infantil e Ensino Fundamental,  acompanhando a Rede Estadual de Ensino. O retorno às atividades escolares presenciais obedecerá todos os regramentos estabelecidos pela Secretaria de Estado da Saúde e por demais órgão competentes de nível federal, estadual ou municipal.

De acordo com a secretária de Educação, Marines Moresco, neste primeiro momento serão encaminhadas as atividades escolares e os professores passarão por capacitações para adaptar o planejamento do ano letivo de acordo com a atual necessidade. “Precisamos reorganizar e adaptar nossa forma de ensino e ter também a preocupação com o protocolo para receber nossas crianças de forma segura para o ano letivo”, afirma a secretária.

Marines destaca ainda que os pais ou responsáveis terão a oportunidade de escolher se as crianças voltam, ou não, para a sala de aula. Se acharem mais seguro, elas continuam com as atividades remotas. Para isso, os responsáveis irão assinar um termo de responsabilidade junto à escola.

O diretor de educação Moacir Fiorese fala da necessidade em organizar o ambiente escolar para a retomada das aulas presenciais. “Nós temos que fazer com que os alunos se sintam valorizados e por ficarem um ano sem aula presencial eles também estão na expectativa do retorno e precisamos estar preparados com um ambiente físico adequado e uma equipe adequada para atender a suas necessidades”, afirma o diretor.

A professora Alessandra Hillesheim afirma que a expectativa é grande para o retorno das aulas. “Ainda não sabemos exatamente com vai ser este ano letivo e temos esperança de que tudo volte ao normal, mas esperamos que de tudo certo e esperamos também que os alunos voltem entusiasmados para estudar e aprender sempre mais”, destaca a professora.

No decorrer da organização das atividades, a Secretaria Municipal de Educação irá informar a população e aos alunos, através dos canais de comunicação do Governo Municipal, sobre todas as normas para o retorno às aulas presenciais.