Formosa do Sul inicia inquérito epidemiológico para calcular a incidência de síndrome gripal

Publicado em 28/07/2020 às 08:43 - Atualizado em 28/07/2020 às 08:43

Desde o último dia 20 de julho, o Governo Municipal de Formosa do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou o Inquérito de Síndrome Gripal na Comunidade a fim de mensurar incidência de síndrome gripal em munícipes.

A ação faz parte de um projeto da Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina que tem por objetivo calcular a incidência de síndrome gripal semanalmente nas Regiões de Saúde do Estado e incorporar os dados a Avaliação de Risco Potencial da COVID-19.

De acordo com a enfermeira da unidade de saúde do município, Odete Cichowic,z o inquérito será realizado por telefone. “Nós tem uma profissional aqui na Unidade designada para realizar este inquérito. Ela irá ligar para a família, se apresentar, explicar sobre a coleta de informações e aplicar o questionário a pessoa que atender a ligação”, afirma Odete.

O questionário requer informações sobre sintomas que o paciente possa ter passado dentro daquela semana como, por exemplo: febre, tosse, dor de garganta entre outros.  A entrevista é rápida e pontual. São entrevistadas sete pessoas por semana em cada micro área de atendimento da Unidade de Saúde. A escolha das famílias é aleatória por meio de sorteio realizado na Unidade de Saúde.

O Inquérito de Síndrome Gripal na Comunidade será realizado até o mês de setembro com previsão de ser prorrogado. “Esperamos que todos colaborem e dispensem o seu tempo para responder as perguntas importantes para o controle do Coronavírus no Estado”, pontua Odete.