Formosa do Sul adota medidas mais severas no combate ao Coronavírus

Publicado em 21/07/2020 às 09:05 - Atualizado em 21/07/2020 às 09:05

Com aumento de casos de Covid-19, municipio adota medidas mais severas e interdita parques.

O aumento no número de casos confirmados de Covid-19 em Formosa do Sul tem preocupado as autoridades municipais. Na tarde desta segunda-feira (20), a Secretaria Municipal de Saúde contabilizou 16 casos confirmados e mais 33 casos suspeitos em que os pacientes estão aguardando o resultado do exame para Covid-19.

De acordo com o secretário de Saúde, Léo Migliavacca, os casos positivos atingem pessoas na faixa etária de 20 a 45 anos. “Nossos casos estão na população jovem que não estão tomando os devidos cuidados e acabam se reunindo nos finais de semana em pequenas festas e jantares com amigos além de reuniões de família. Estas pessoas podem levar a doença para suas casas, contaminar um idoso ou uma pessoa debilitada que pode ir a óbito. Precisamos nos cuidas e cuidar de nosso familiares”, destaca o secretário.

Ainda na manhã desta segunda-feira o Comitê de Monitoramento do Coronavírus no município esteve reunido e apontou novas medidas já divulgada no decreto municipal nº 5023 de 20 de julho de 2020.

O decreto suspende atividades com potencial em aglomeração de pessoas, especificamente para clubes e associações de lazer e esportes. Bares lanchonetes e similares devem suspender a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas como bocha, bolão, sinuca, dominó, baralho, etc. O decreto também suspende festas familiares com aglomeração de pessoas.

Ainda de acordo com o as atividades desempenhadas por bares, lanchonetes e similares serão condicionadas à observância de horário de funcionamento até às 19h de cada dia, ficando vedado o funcionamento após este horário. O decreto prevê ainda a permanência da suspensão das aulas até 07 de setembro de 2020 conforme Decreto Estadual nº 562.

Demais estabelecimentos comerciais devem ficar atentos aos cuidados com o limite e permanência em seus estabelecimentos, monitorar o distanciamento entre seus clientes e fiscalizar o uso de álcool gel 70% e máscara na entrada do estabelecimento. O uso de máscara é obrigatório em qualquer espaço aberto ou fechado dentro do município conforme o decreto municipal n.º 4950/2020.

Além disso, desde o dia seis de julho a Administração Municipal interditou o parque da praça municipal, parques das escolas municipais, academias ao ar livre e outros lugares públicos com o objetivo de evitar aglomerações.