Formosa do Sul é exemplo em gestão

Publicado em 21/05/2020 às 10:56 - Atualizado em 21/05/2020 às 10:56

O Governo Municipal de Formosa do Sul tem se tornado exemplo quando o assunto é gestão. Desde 2016 o município participa da pesquisa de Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), e se mantém entre os 10 municípios de Santa Catarina com a melhor Efetividade da Gestão Municipal.

O Índice de Efetividade da Gestão Municipal é o índice de desempenho elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE SP) e difundido aos demais estados por meio do Instituo Rui Barbosa (IRB), com o objetivo de oferecer um diagnóstico completo da gestão municipal do País, conta com a parceria dos tribunais de contas dos estados para aplicação dos questionários bem como a validação dos mesmos por meio de amostragens.

O IEGM Brasil é um indicador perene que proporciona visões da gestão pública em sete dimensões da execução do orçamento público sendo: educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança em tecnologia da informação.

Confrontando os resultados dos índices referentes aos anos de 2016, 2017 e 2018, verificou-se que Formosa do Sul é o único município da região oeste do Estado que se manteve entre os dez primeiros nos últimos três anos de pesquisa. Em dois anos (2016 e 2018), Formosa do Sul alcançou notas entre 0,76 e 0,79, que significa grau muito efetivo na avaliação de suas gestões (classe B+) sendo que em 2016 Formosa do Sul alcançou o primeiro lugar na lista com o melhor IEGM de Santa Catarina.

A agente de controle interno do município, Ivete Ravarena, é quem coordena a pesquisa dentro da Administração Municipal e explica que o IEGM apura a qualidade dos gastos públicos e dos investimentos realizados, a efetividade das políticas públicas, serve para correção de rumos, reavaliação de prioridades e contribui com o controle social quando evidencia a correspondência entre as ações de governo e as exigências da sociedade. “A cada resultado das pesquisas fazemos comparativos para avaliar os pontos em que o município possui baixa eficiência a fim de melhorarmos a qualidade da gestão municipal. Prezamos sempre pelo cuidado para que as respostas da pesquisa representem sempre a realidade do município”, explica.

O prefeito Rudimar Conte afirma que o alcance desses resultados positivos se dá graças a uma boa administração. “Nosso governo conta com pessoas responsáveis, comprometidas e que executam suas funções com responsabilidades isso gera resultados positivos fruto de uma boa administração que vem desde a gestão passada quando eu era vice-prefeito, e no fim disso tudo quem ganha é o munícipe.”, afirma Conte.