Coleta de lixo eletrônico será realizada no município

Publicado em 18/05/2020 às 09:15 - Atualizado em 18/05/2020 às 09:15

A secretaria municipal de Saúde através do setor de Vigilância Sanitária de Formosa do Sul realizará no mês de junho uma coleta de lixo eletrônico. A coleta ocorrerá no dia 19 de junho, na Praça Municipal das 8:00 as 17 h, onde haverá um caminhão especializado em coleta de eletrônicos e eletrodomésticos para recolher o material.

Serão coletados materiais de informática em geral, aparelhos de som, televisores, celulares, torneiras e chuveiros, centrais telefônicas e de alarmes, todos os tipos de cabos e fios, pilhas e baterias, máquina de lavar roupa, climatizadores e toda linha de eletrodomésticos como batedeiras, liquidificadores, fornos, micro-ondas, ferros elétricos, freezer, geladeiras, centrifugas, secadores de cabelo, fogões a gás e a lenha entre outros.

A empresa que fará o recolhimento do material presta este serviço de forma gratuita, no entanto, as lâmpadas, fluorescentes, de qualquer tipo e tamanho que terão o custo de R$ 1,00 cada  pelo fato de ser considerados contaminantes. O valor para coleta deste tipo de material é estipulado pela própria empresa. Na entrega de seu lixo eletrônico o munícipe ganhará mudas de flores como um incentivo a prevenção do meio ambiente.

De acordo com a fiscal de Vigilância Sanitária, Crislei Borsoi, a ação é mais uma medida de combate ao mosquito Aedes Aegypti. “Sabemos que muitos desses materiais ficam expostos ao tempo se tornando um possível criadouro do mosquito, e como forma de diminuir os casos de Dengue no município, precisamos dar o destino correto para este tipo de lixo”, afirma Crislei.

No momento o município registra 22 casos confirmados, cinco casos suspeitos e 10 casos descartados. Todos os casos estão recebendo acompanhamento da equipe multiprofissional de saúde do município.