Realizada semana de mobilização contra a dengue

Publicado em 05/12/2018 às 09:21 - Atualizado em 05/12/2018 às 09:23

Além do trabalho rotineiro a Vigilância Sanitária realizou durante toda a semana diversas atividades.
Créditos: Jornalista Ana Cláudia Tasca Baixar Imagem

Na última semana de 26 a 30 de novembro, a Vigilância Sanitária de Formosa do Sul realizou a semana de mobilização contra a dengue. Nesta semana as ações foram intensificadas em todo o estado de Santa Catarina, diante do risco de epidemia com a proximidade do verão.

Além do trabalho rotineiro a Vigilância Sanitária realizou durante toda a semana diversas atividades nas escolas da rede estadual e municipal. No dia 30 considerado o Dia D de combate a dengue, foi realizada panfletagem com o auxilio das Agentes Comunitárias de Saúde e do grupo de Adolescentes Multiplicadores do Departamento Municipal de Assistência Social. Todas as atividades tiveram o objetivo de fortalecer o envolvimento da comunidade no combate ao mosquito, transmissor da dengue, zika e chikunguya.

De acordo com a fiscal de vigilância sanitária de Formosa do Sul, Crislei Borsoi, o objetivo da mobilização é de alertar diretamente a população quanto aos riscos das doenças e sobre a responsabilidade que todos têm na eliminação dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

Um balanço divulgado pela Vigilância Sanitária aponta que foram registrados, de janeiro a novembro deste ano, 27 focos do mosquito no município. Diante desse cenário Formosa do Sul é considerado um município infestado. Crislei afirma que o trabalho da Vigilância Sanitária é irrelevante se a população não colaborar. “Precisamos que todos tenham a consciência de que cada um fazendo sua parte estaremos mantendo o mosquito e as doenças longe de nossas famílias”, ressalta.