Agricultores participam de curso de gestão da propriedade

Publicado em 31/10/2018 às 17:40 - Atualizado em 31/10/2018 às 17:44

O curso tem o objetivo de promover conhecimento para garantir a gestão eficiente das propriedades.
Créditos: Jornalista Ana Cláudia Tasca Baixar Imagem

O governo municipal de Formosa do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o SEBRAE e SENAR, iniciou neste mês de outubro o curso Negócio Certo Rural. O curso irá auxiliar os agricultores rurais do município no planejamento e administração da propriedade. No total, 12 agricultores participam do curso.

O curso tem o objetivo de promover conhecimento para garantir a gestão eficiente das propriedades rurais abordando temas como geração de ideias de negócio, verificação da viabilidade do negócio, formalização, organização e administração do negócio além de relacionar o negócio com o mercado.

O instrutor do SEBRAE Airton Ramthum, que aplica o curso no município explica que as aulas são divididas em momentos teóricos e práticos. “Aqui em Formosa do Sul teremos uma parte do curso teórica realizada em sala e outra parte prática em que vamos até a propriedade do aluno para ver se o projeto desenvolvido durante as aulas teóricas é viável naquela propriedade”, destaca.

Para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Vinícius Nolasco, esta capacitação contribui diretamente para o fortalecimento da agricultura familiar do município. “Levamos até o produtor a capacitação para que ele tenha um melhor controle da sua atividade garantindo sua sustentabilidade no campo”, ressaltou Nolasco.

Diego Cipriani é um dos participantes do curso. Ele trabalha na propriedade dos pais e afirma que com o curso poderá melhorar ainda mais os trabalhos na propriedade. “Precisamos tomar conta de tudo que é feito na propriedade assim podemos saber onde é necessário melhorar e aplicar corretamente os recursos obtidos na propriedade”, destaca o jovem.

Técnicos da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente também participam do curso. De acordo com Nolasco o objetivo da participação dos técnicos é capacitar estes profissionais para que possam auxiliar os demais agricultores do município na gestão de suas propriedades e fomentar o empreendedorismo rural.