---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Nasf realiza ações do Setembro Amarelo

Publicado em 14/09/2018 às 08:57 - Atualizado em 14/09/2018 às 08:59

Balões amarelos e cartazes foram espalhados pelos órgãos públicos.
Créditos: Arquivo Nasf Baixar Imagem

Setembro é reconhecido mundialmente, desde 2015, como o mês de conscientização e prevenção ao suicídio e o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) de Formosa do Sul iniciou as atividades da Campanha Setembro Amarelo ainda no mês de agosto.

Até o momento foram realizadas atividades com a temática com o grupo de Adolescentes Multiplicadores e com o grupo de idosos Formosense além de distribuição de cartazes pelas ruas e estabelecimentos públicos do município, com frases informativas e motivadoras, acompanhados de balões na cor amarela que representa a campanha.

No próximo dia 20 de setembro será realizada a apresentação de uma peça teatral chamada “Falando de Vida” da companhia de teatro Artes Vivas da cidade de Pato Branco. Durante o dia a peça será apresentada para os alunos da EEB Rui Barbosa e a noite a apresentação será para toda a população com início as 19h30.

De acordo com a psicóloga do município Kátia Raquel Saúgo, o suicídio é atualmente um problema de saúde pública que ainda é cercado de tabus e preconceitos, apesar do aumento do número de casos. “Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas”, afirma Kátia.

Todas as ações que estão sendo realizadas tem o objetivo de chamar a atenção dos munícipes para a importância da Campanha Setembro Amarela, além de ajudar no reconhecimento de pessoas acometidas a esse problema mental de saúde.

 

Ana Cláudia Tasca

Jornalista 6442/SC

Município de Formosa do Sul


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar