---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Novas medidas de combate ao Coronavírus são adotadas

Publicado em 15/07/2020 às 13:21 - Atualizado em 15/07/2020 às 13:23

O número de casos confirmados de Coronavírus em Formosa do Sul aumentou significativamente nesta semana. Os dados preocupam as autoridades municipais que diante da situação tomam medidas mais severas. Hoje pela manhã o Comitê de Monitoramento do Coronavírus no município esteve reunido para apontar as novas medidas que passam a vale a partir de amanhã dia 16 de julho.

No período de 16 a 20 de julho a Secretaria Municipal de Administração, Finanças e Planejamento, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e o Departamento Municipal de Assistência Social estarão realizando atendimento apenas por telefone. Os servidores irão trabalhar de portas fechadas. Caso precise de atendimento faça primeiro o contato telefônico. A Secretaria Municipal de Saúde continua atendendo apenas urgências e emergências. Os atendimentos na Academia Municipal de Saúde e na Sala de Pilates estão suspensos por prazo indeterminado.

No período de 16 a 20 de julho a Secretaria Municipais de Transportes, Obras e Serviços Públicos e Secretaria Municipal de Educação, Cultura Esporte e Turismo estão com suas atividades suspensas.

No período de 16 a 20 de julho, bares, lanchonetes, academias públicas e privadas, salas de pilates públicas e privadas, áreas de lazer e clubes esportivos devem ser fechados. Hotéis e restaurantes devem atender somente 30% de sua capacidade máxima. Durante este período de fechamento estes estabelecimentos serão fiscalizados pela Vigilância Sanitária do município e a Polícia Militar.

Demais estabelecimentos comerciais devem ficar atentos aos cuidados com o limite e permanência em seus estabelecimentos, monitorar o distanciamento entre seus clientes e fiscalizar o uso de álcool gel 70% e máscara na entrada do estabelecimento. Não permita a entrada de pessoas sem máscara em seu estabelecimento.

O uso de máscara é obrigatório em qualquer espaço aberto ou fechado dentro do município. Não usar a máscara é considerado infração de natureza sanitária e sujeitará em multas e punições prescritas no decreto municipal n.º 4950/2020 que determina a obrigatoriedade do uso de máscaras para toda população como medida de prevenção ao Coronavírus enquanto durar a pandemia. No caso de usar luvas ou máscaras descartáveis, descarte-as corretamente.

A máscara deve ser usada toda vez que for sair de casa. A máscara de tecido deve ser trocada a cada duas horas ou quando estiver úmida. Remova a máscara do rosto pelo elástico e lave-a com água sanitária e sabão.

Pessoas que fazem parte do grupo de risco, principalmente os idosos, devem ficar em casa. Crianças também devem permanecer em casa. Pessoas que estão em isolamento social por determinação médica serão monitorados pela Polícia Militar e em caso de descumprimento serão penalizados. Servidores públicos municipais que não cumprirem o isolamento social por determinação médica serão passíveis a processo administrativo.

Saia de casa somente em casos de extrema necessidade e saia apenas um membro da família que deve tomar todos os cuidados para evitar a contaminação dos demais membros de sua família. Evite a aglomeração de pessoas principalmente em reuniões de família. Este é um momento de cuidarmos de nossos entes. Portanto seja consciente.

Caso você estiver com algum sintoma suspeito entre em contato com a Secretaria de Saúde através do telefone 3343-0030 e converse com os profissionais para serem tomadas as devidas providências.

As novas medidas estarão previstas em decreto que será publicado ainda hoje, mas continuam valendo os Decretos Municipais N.ºs. 4914, 4919, 4934, 4950, 4978 e 5008/2020. Estas informações também serão divulgadas no site e na página do facebook do município.

Um simples cuidado pode salvar uma vida. Seja consciente e fique em casa!