Governo municipal inicia projeto de sucessão familiar nas propriedades rurais de Formosa do Sul

Publicado em 07/11/2019 às 15:46 - Atualizado em 07/11/2019 às 15:46

O Governo Municipal de Formosa do Sul, em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), iniciou um projeto visando trabalhar a sucessão familiar nas propriedades rurais do município. Após algumas visitas nas famílias, foram iniciados nesta semana os encontros para conhecer a realidade de cada família. Participam do projeto 11 famílias agricultoras de Formosa do Sul.

“Esta iniciativa visa à permanência do jovem na propriedade rural de Formosa do Sul. Muitas vezes há resistência da parte da família em passar a diante os conhecimentos e a responsabilidade da propriedade. Também muitas vezes os jovens acreditam que indo para centros maiores encontrarão melhores condições, não percebendo as oportunidades que há nas propriedades. O projeto vem para abordar os principais processos sucessórios e a importância do jovem permanecer, dando continuidade às atividades da propriedade rural”, explica o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Vinicius Nolasco.

O projeto também conta com o apoio de instituições financeiras de Formosa do Sul, além de cooperativas e técnicos, que auxiliarão com apresentações dos mais variados benefícios financeiros e produtivos, aos jovens e as famílias. “Estamos oferecendo diversos meios para que os jovens, juntamente com toda a família, tenham o conhecimento e possam fortalecer as propriedades, produzindo e vendo a importância que a agricultura representa para Formosa do Sul”, completa o secretário.

O trabalho será todo desenvolvido pelo o professor da Udesc, Antonio Waldimir da Silva, doutor em gestão de ensino. “O projeto é totalmente gratuito, não havendo investimentos por parte das famílias agricultoras e nem gastos por parte do município. É de ação voluntária, tanto do professor, quantos dos parceiros, que trará muitos benefícios para Formosa do Sul”, finaliza Vinicius.