---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Campanha de vacinação contra a gripe inicia nesta semana

Publicado em 08/04/2019 às 09:22 - Atualizado em 08/04/2019 às 09:22

A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (Gripe) inicia em Formosa do Sul nesta quarta-feira dia 10 de abril e se estende até 31 de maio. Cerca de 1,100 formosenses deverão ir até a Unidade de Saúde para vacinação. A meta do município neste ano é de vacinar 100% do público-alvo da campanha.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se a ocorrência de casos da influenza que variam de leve a grave e até podendo levar a óbito.

Quem deve se vacinar nesta campanha são pessoas com 60 anos de idade ou mais; gestantes e puérperas; grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis; professores das escolas públicas e privadas e trabalhadores da saúde. Com relação às crianças, para este ano faixa etária que deve ser imunizada foi estendida para 6 anos incompletos - até 5 anos, 11 meses e 29 dias - em todo o estado de Santa Catarina.

O dia de mobilização nacional acontece no dia quatro de maio, um sábado, em que a Unidade de Saúde do município ficará aberta das 8h às 17h para vacinação. Nesta campanha, oportunamente, também serão disponibilizadas as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação para atualização da Caderneta de Vacinação da criança, gestante e adultos, com intensificação da vacinação contra o tétano.

As pessoas que fazem parte dos grupos a serem imunizados devem comparecer na Unidade de Saúde munidos da Caderneta de Vacinação e cartão SUS.  O Horário de funcionamento da sala de vacina pela manhã é das 8h às 11h e a tarde das 13h30 às 16h30. As Responsáveis pela aplicação das vacinas são a enfermeira Odete e a técnica de enfermagem Beti.

 

Ana Cláudia Tasca

Jornalista 6442/SC

Município de Formosa do Sul


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar